Parlamento canadense aprova casamento entre mesmo sexo

Por David Ljunggren

OTTAWA (Reuters) - O Parlamento canadense aprovou nesta terça-feira uma lei que permite casamentos de pessoas do mesmo sexo no país, apesar da forte oposição dos políticos conservadores e grupos religiosos.

Os legisladores aprovaram o projeto de lei por 158 votos a 133, que faz do Canadá o terceiro país no mundo, após a Bélgica e a Holanda, a permitir esse tipo de união.

A maioria das Províncias canadenses já permitia o casamento, e o Canadá havia se tornado um destino popular para casais de homossexuais dos países onde a união é proibida.

Milhares de casais gays já estão casados no Canadá. Alguns vieram dos Estados Unidos, embora seus direitos não sejam reconhecidos ao voltarem para lá.

Grupos religiosos e o Partido Conservador dizem que a lei é um ataque à religião organizada, e alguns sugeriram que a legislação abre espaço para legalizar a poligamia.

"Quero deixar claro que hoje é o início de uma luta formal contra a definição do casamento", afirmou Charles McVety, presidente de um grupo de famílias do Canadá.

 
 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home