Chip leva comunicação sem fio para objetos

SÃO PAULO – O mundo será cada vez mais digital e a comunicação sem fio por meio microchip estará presente em quase tudo para tornar a vida das pessoas mais agradável. Assim os e-mails poderão ser acessados por relógio e outros objetos. Estas são algumas das pesquisas apresentadas pelo cientista da IBM, Jean Paul Jacob, durante o Ciab 2005.

Com a computação Ubiqua, que utiliza uma nova geração de chip para comunicação sem fio, Jacob diz que o acesso à internet será pelos mais variados tipos de objetos. Uma dessas formas é pelo relógio, que virá com uma tela para as pessoas navegarem na rede e enviar e-mail. A IBM fechou uma parceria com a Citizen para colocar este produto no mercado.

Os usuários poderão receber e-mail por uma pulseira. Um anel avisa a entrada de cada mensagem, piscando luzes coloridas. As mensagens de voz poderão ser captadas por um brinco com microchip.

Jacob comenta que esses chips também podem estar embutidos em espelhos e quando alguém perguntar para si mesma qual deverá ser a temperatura do dia, entrará imediatamente uma tela com as previsões.

Essas evoluções também estarão na tecnologia de RFID para identificação por radiofreqüência, que já está conquistando outros nichos além do varejo. Nos Estados Unidos, por exemplo, consumidores do McDonald’s estão pagando lanches em drive thru com a mesma etiqueta eletrônica colada no vidro para debitar valor dos pedágios nas estradas.

Outra aplicação da tecnologia de RFID é a de postos de gasolina. Jacob conta que em Israel, Suécia e nos EUA alguns carros carregam a etiqueta eletrônica na tampa do tanque de combustível. Um robô da bomba de gasolina se encarrega de tirar a tampa, abastecer e debitar o valor com transmissão das informações por ondas de rádio.

Edileuza Soares, do Plantão INFO

 

 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home