Adolescentes usam internet para humilhar colegas

da Folha de S.Paulo (Folhateen)

A internet tornou-se uma grande aliada do bullying (termo que pode ser traduzido como "intimidação"), através de blogs que são criados para azucrinar a vida de um colega, de fofocas em conversas por programas de mensagens instantâneas e até mesmo no Orkut, que acaba excluindo alguns estudantes, já que é preciso ser convidado para entrar na rede de relacionamentos e os "amigos" podem aprovar ou não a sua amizade.

É o que percebeu a pedagoga Cleo Fante, autora do livro "Fenômeno Bullying: Como Prevenir a Violência nas Escolas e Educar para a Paz" (Versus Editora) e pesquisadora desse tipo de comportamento.

"O cyberbullying é o novo tipo de bullying nas escolas. Ferramentas disponíveis na internet auxiliam na propagação desse comportamento, uma vez que as vítimas recebem os maus-tratos, seja através de ridicularizações, ameaças, chantagens, discriminações, etc., de forma anônima, o que é pior, uma vez que se desconhece o agressor", explica Cleo Fante ao Folhateen.

Segundo a pesquisadora, está se tornando comum vítimas de bullying se depararem com fotografias, que são tiradas sem a autorização dos fotografados, espalhadas pela rede, com piadinhas, gozações e até ameaças.

"Dessa forma, o bullying é uma dinâmica expansiva que envolve um número cada vez maior de alunos", explica a pedagoga.
 
 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home