Japoneses criam tradutor para choro dos bebês
 


Pesquisadores japoneses estão desenvolvendo um tradutor para a comunicação balbuciante dos bebês. "Buscamos criar um dispositivo para ler os sentimentos dos bebês", diz Kazuyuki Shinohara, professor de neurobiologia na universidade de Nagasaki que lidera a equipe de pesquisas. O projeto tem o apoio da agência japonesa de Ciência e Tecnologia.

O gadget pode ser um artigo muito bem-vindo num país como o Japão, onde um número crescente de jovens considera que educar filhos é algo muito trabalhoso. Mas alguns especialistas estão cautelosos sobre esse cenário de um mundo quase de ficção científica no qual bebês são entendidos através de máquinas antes de aprenderem a falar.

De acordo com a agência AFP, o grupo de Shinohara tem conduzido experiências envolvendo mães e seus bebês, monitorando o choro, expressões faciais e mudanças de temperatura do corpo da criança. "Estamos tentando ler a face dos nenês numericamente, como a distância entre as sobrancelhas e a ponta do nariz", explica o pesquisador.

Para outras pistas sobre o que o bebê quer dizer, a equipe também analisa as freqüências altas e baixas no som dos choros que indicam o desejo por coisas específicas (fome, fralda molhada, etc). Segundo Shinohara, mudanças na temperatura corporal indicam normalmente desejos particulares.

O professor diz que o dispositivo deve ser lançado em meados de 2006, mas não fala sobre suas conclusões nem sobre o formato que gadget poderá ter. "A tecnologia será completada até o final deste ano. A comercialização deve começar no outono ou inverno de 2006", prevê.

O dispositivo poderá ser utilizado em instituições como hospitais e maternidades e em casa. O preço da versão para uso doméstico, estima o professor, deverá ficar em torno de US$ 95.
 
Terra

 
 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home