Biblioteca digital do Google preocupa a Europa

Os europeus estão seriamente preocupados com o projeto do Google de oferecer na Internet uma enorme biblioteca baseada nas coleções de diversas universidades do mundo. A grande crítica é que o Google estaria favorecendo a cultura anglo-americana, num "comando unilateral do pensamento do mundo".

O projeto, anunciado em dezembro último, envolve escanear milhões de livros nas bibliotecas de quatro universidades - Oxford, na Inglaterra, Harvard, Stanford e Universidade de Michigan nos EUA - e a Biblioteca Pública de Nova York, e levará anos para ser concluído, de acordo com a Associated Press.

A preocupação é tanta que seis países europeus propõem a criação de uma biblioteca digital européia em oposição ao projeto do Google. França (que lidera a iniciativa), Alemanha, Itália, Espanha, Polônia e Hungria buscam ter o apoio de outras nações para levar adiante o projeto.

O diretor da Biblioteca Nacional da França disse que, assim como o presidente francês, Jacques Chirac, ele quer um mundo multipolar no qual os pontos de vista dos EUA não sejam os únicos a serem ouvidos. "Não é uma questão de desprezar as visões anglo-saxônicas. É apenas uma questão de que no simples ato de se fazer uma escolha, você impõe um certo ponto de vista sobre as coisas", disse Jeanneney. "Sou favorável a uma visão multipolar do mundo no século 21", disse. "Eu não quero que a Revolução Francesa seja recontada por livros escolhidos pelos Estados Unidos. A imagem apresentada pode não ser boa ou ruim, mas certamente não será a nossa."

Outra questão levantada é que, como o Google é hoje uma referência, aquilo que não consta na ferramenta de busca pode nem ser considerado. No caso de autores famosos, como Shakespeare, isso não se aplica. Mas autores não tão conhecidos podem simplesmente "deixar de existir". O ministro da cultura da Hungria, Andras Bozoki, defende o projeto europeu dizendo que ele dará voz e vez a países menores e sua literatura.
 
Terra

 
 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home