Tecnologia VoWi-Fi promete revolução na telefonia

Uma nova tecnologia apresentada na InterOp, feira de telecomunicações realizada em Las Vegas, promete revolucionar a comunicação telefônica. O VoWi-Fi é a união do conceito de VoIP (voz sobre IP) com a tecnologia Wi-Fi (redes sem fio que permitem acesso a Web).

De acordo com o site Mobilepipeline, produtos com a nova tecnologia devem estar disponíveis para o público consumidor em 2006. O VoWi-Fi funciona como uma telefonia móvel desregulamentada.

Com a nova tecnologia é possível integrar telefones celulares, PDAs e micros com acesso sem fio em uma grande rede de comunicação. Por exemplo, telefone com VoWi-Fi poderia fazer ligações conectando-se a um hotspot (ponto de acesso) comum. Mais ainda, um PC teria condições de realizar ligações para esse mesmo telefone.

A empresa ABI Research realizou um levantamento nos Estados Unidos sobre o VoWi-Fi. Os resultados indicam que o o mercado está pronto para o crescimento da demanda de produtos na área.

Fornecedores de chips como Agere e Texas Instruments começaram a desenvolver clhips para Wi-Fi que possam ser colocados em celulares. A Texas Instruments lançou um projeto como referência para chips de VoIP e Wi-Fi para simplificar o desenvolvimento de equipamentos.

A VoWi-Fi já está sendo utilizada na prática em alguns pontos dos Estados Unidos. O San Antonio Community Hospital, a tecnologia é usada com sucesso. A mobilidade e custos menores foram decisivos para o hospital investir em VoWi-Fi.
 
Terra

 
 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home