Legisladores da Califórnia proíbem caçadas reais via Internet


Senadores estaduais da Califórnia aprovaram um projeto de lei, na quinta-feira, que proíbe caçadas reais conduzidas via Internet.

Por meio do site http://www.live-shot.com, os caçadores —onde quer que estejam fisicamente— podem visualizar na tela do computador imagens de um rancho no Texas equipado com câmeras. Quando o usuário ativa o controle de tiros por meio do PC, envia automaticamente um sinal a um mecanismo remoto de disparos, atingindo então os alvos vivos: antílopes, carneiros e porcos selvagens.

O live-shot.com é o único site de seu tipo na Web, e os legisladores californianos aprovaram a proibição de caçadas online por 25 votos a seis, a fim de impedir o surgimento de novas empresas do gênero.

"É uma espécie de videogame pago, exagerado, usando animais vivos como alvo, e deveria ser proibido em todo o país", disse a senadora Debra Bowen, autora do projeto.

"Caçadas em sistema 'pay-per-view' não atendem a qualquer definição do termo 'esporte', porque não há nada de esportivo em ficar sentado de pijama na frente do computador e usar o mouse para disparar contra porcos selvagens, antílopes ou qualquer outro animal, do outro lado do país", disse Bowen.

O projeto de lei da senadora proíbe as caçadas remotas na Califórnia, e impede que qualquer entidade opere sites desse tipo no Estado.

O projeto de lei também proíbe importar para o Estado animais abatidos em um site de caçadas remotas, e quem desrespeitar a lei estará sujeito a sentença de prisão de até seis meses e multa de até 1.000 dólares.

Os operadores do live-shot.com não foram localizados imediatamente para comentar, mas Dale Hagberg, um usuário do site, de Ligonier, Indiana, que é paralítico do pescoço para baixo, defendeu o site e criticou os legisladores californianos.

"Eles não compreendem a função do site. O objetivo é ajudar pessoas como eu, e não apenas caçadores preguiçosos", disse Hagberg, que planeja voltar a usar o site, depois de fracassar em sua primeira tentativa de caçada.

O projeto de leis será agora encaminhado à Assembléia Estadual. Outros 14 Estados estão debatendo proibição semelhante, e uma lei federal talvez venha a proibir caçadas reais via Internet em todo o território norte-americano.

(Por Jim Christie)
 Reuters

 
 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home