Invenção da Sony leva imagens e sons direto para o cérebro

Se você acredita que videogames são máquinas que monopolizam a atenção, saiba que pode estar certo: a Sony, fabricante do console PlayStation, conseguiu uma patente que descreve um aparelho que transmite informação sensorial diretamente para o cérebro.

A tecnologia pode um dia ser usada para se criar videogames onde o jogador possa sentir cheiros, gostos ou mesmo possibilitar que pessoas cegas ou surdas possam brincar também. O Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos garantiu ao pesquisador da Sony Thomas Dawson uma patente para uma tecnologia que transmite pulsos ultra-sônicos a regiões específicas do cérebro.

A idéia é induzir "experiências sensoriais", como aromas, sons e imagens. "O sinal de pulso ultra-sônico altera o timing neural no córtex", afirma a patente. "Nenhuma cirurgia invasiva é necessária para que uma pessoa com problema visual ou auditivo possa ver imagens ao vivo ou gravadas e ouvir sons."

Segundo a revista New Scientist, a primeira a divulgar a patente, a tecnologia da Sony pode ser uma melhoria de um método que não precisa de cirurgia e é conhecido como estimulação magnética transcranial. O sistema ativa os nervos por meio de campos magnéticos que se alteram rapidamente, mas não pode ser focado em pequenos grupos de células cerebrais.

Niels Birbaumer, um neurocientista da universidade de Tuebingen, na Alemanha, disse à New Scientist que ele analisou a patente da Sony e a considerou como "plausível". Birbaumer mesmo desenvolveu um aparelho que permite a pessoas deficientes se comunicar por meio de leitura de ondas cerebrais.

Uma porta-voz da Sony Electronics disse à revista que nenhum experimento foi conduzido e que a patente foi baseada em uma "inspiração sobre onde a tecnologia nos levará algum dia".
 Reuters

 

 
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


E-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home