Março 

Vírus de celular poderia espalhar-se pelo mundo em minutos

da Folha Online

Especialistas em segurança identificaram um vírus que se espalha via MMS (Multimidia Message Service) --a tecnologia utilizada em telefones celulares possibilita o envio de mensagens de texto, fotos, áudio e vídeo.

Segundo a empresa de segurança F-Secure, que deu à praga o nome de CommWarrior, o código se espalha entre aparelhos que utilizam o sistema operacional Symbian Series 60.

"Os vírus de telefone já conhecidos atacam via tecnologia Bluetooth e, por isso, só podem infectar aparelhos a curtas distâncias", diz o relatório da F-Secure. "Uma praga que usa o MMS, no entanto, pode atingir usuários de diversos países em minutos, assim como fazem os vírus de e-mail".

O CommWarrior, diz a companhia, é o primeiro vírus que utiliza o serviço MMS para infectar telefones celulares. A praga, que ainda está sendo analisada, teria sido criada na Rússia.

Ele chega no celular do usuário com diversas mensagens. Entre elas, "Norton AntiVirus. Released now for mobile, install it!", "Dr.Web. New Dr.Web antivirus for Symbian OS. Try it!", "MatrixRemover. Matrix has you. Remove matrix!" e "3DGame. 3DGame from me. It is FREE!".

Brasil

No final de janeiro, o brasileiro Marcos Velasco, 32, ganhou manchetes no noticiário internacional por sua criação: um vírus que ele chama de Velasco.

A praga se espalha via tecnologia Bluetooth e não causa nos celulares infectados qualquer tipo de dano, como desinstalação de programas. Seu único objetivo é ser transmitido para outro aparelho, utilizando uma técnica que seu criador chama de "prova de conceito".


 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2005 - Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home