Chuvas de verão afetam equipamentos de informática
 


As chuvas de verão provocam aumento no volume de trabalho das empresas de assistência técnica em equipamentos de informática em todo o País. O motivo é a forte incidência de raios nas chuvas de verão.

O Brasil é o recordista mundial de incidência de raios atmosféricos. São 60 milhões por ano, que causam prejuízos de R$ 500 milhões. Os dados são do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que também detectou um aumento da incidência de raios em grandes centros urbanos como São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Tal ocorrência se deve a elevação de temperatura (ilhas de calor) e da poluição existentes em grandes cidades. Com isso, as assistências técnicas que fazem reparos de microcomputadores e periféricos tem um aumento de serviço no verão.

Empresas como a Vogliatech, de Ribeiro Preto, no interior de São Paulo, costumam montar esquemas especiais nos meses de calor mais intenso. Época de chuva é sinônimo de mais trabalho. "De novembro a fevereiro, registramos um aumento de 15% no atendimento a equipamentos com problemas que, com certeza, devem-se a descargas elétricas", afirma Ronaldo Ignácio da Silva, diretor técnico da empresa.

Os índices na Sensus, assistência técnica localizada em Campinas (SP), são registrados em relatórios. "De outubro para novembro acusamos um aumento de 17% no número de equipamentos com problemas. Este número cresceu para 23% de novembro para dezembro", explica Ariovaldo Rampasso, proprietário da Sensus.

Na capital paulista o problema parece se agravar. Marcelo Melo Martins, sócio da MZ Tech, assistência técnica localizada em São Paulo, informa que o número de computadores e periféricos que chegam para manutenção é 30% maior em época de chuvas de verão.

Milton Zuntini, gerente comercial e de marketing da SMS ¿ fabricante nacional de sistemas de energia como nobreaks, estabilizadores e filtros de linha ¿, afirma que esse quadro seria diferente se os usuários se conscientizassem da importância de proteger seus equipamentos, mas ainda há muita desinformação sobre o assunto. "Embora um número cada vez maior de usuários saiba da necessidade de um nobreak, muitos só resolvem adquirir um quando têm prejuízos", salienta.

"Nos esforçamos para demonstrar que o nobreak é um investimento pequeno, quando comparamos com os prejuízos gerados pelas falhas da rede de energia elétrica. Para se ter uma idéia, o preço de um nobreak pode representar menos de 10% do valor de um micro", conta Zuntini.
 
Terra

 

 
 

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

              Mais noticias   clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home