Queda de ponte no Paraná afeta serviços de internet e de dados

PATRÍCIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Brasília

O desabamento da ponte Capivari, na BR-116, em Campina Grande do Sul (PR), afetou além do trânsito na rodovia, a comunicação de dados (principalmente internet e clientes corporativos) na região Sul do país. O acidente provocou o rompimento de cabos de fibras óticas instalados nas margens da rodovia e que estavam fixados à ponte.

A Telemar, uma das empresas que possuem rede de fibras óticas na região, confirmou a danificação da sua rede, mas informou que enviou técnicos ao local imediatamente após o acidente e que a comunicação foi restabelecida cerca de 12 horas após o acidente, ou seja, no começo da tarde.

A assessoria da Telemar não soube dizer quantos usuários ficaram sem comunicação de dados durante a madrugada e a manhã de hoje, porque os usuários da rede são principalmente clientes corporativos. A empresa garantiu, no entanto, que os seus serviços de voz nas chamadas de longa distância não foram prejudicados.

Já a Brasil Telecom admitiu que as chamadas de longa distância nacional da região Sul para São Paulo, algumas ligações internacionais e também ligações de usuários de telefonia celular em roaming (fora da área original de serviço) ficaram congestionadas no período da manhã.

Isso porque as ligações que trafegariam normalmente pela linha que passava pela ponte Capivari tiveram de ser redirecionadas por Curitiba, Brasília e Belo Horizonte. De acordo com a empresa, o serviço não chegou a ser interrompido.

A empresa de telefonia fixa GVT, que opera no centro-sul do país, também confirmou problemas em serviços de telecomunicações por causa do desabamento da ponte Capivari.

De acordo com a assessoria de imprensa da empresa, o acidente interrompeu a comunicação (chamadas de longa distância) dos clientes da GVT de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte durante a madrugada e a manhã de hoje.

Os cabos danificados com o acidente eram utilizados pela GVT para fazer a interligação entre as cidades do sudeste à sua central de gerenciamento de rede e interconexão, que fica em Curitiba (PR).

 

 
 

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

              Mais noticias   clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home