Nova ferramenta do Google "adivinha" o que o internauta procura

da Folha Online

O Google lançou a versão de testes de uma nova ferramenta, o Google Suggest. Ao procurar uma palavra nesse site --por enquanto só em inglês--, ele tenta adivinhar o que o usuário quer.

Assim, ao fazer uma busca por telefone celular (mobile phone) e digitar a sílaba "mo", diversas palavras com o mesmo início aparecerão na barra (movies, Mozilla, Motorola e monsters, por exemplo). Além disso, também aparecerão sugestões para refinamento de busca, como "Mozilla Firefox", "movie reviews" e "movie trailers".

Ao lado de cada termo, a ferramenta mostra quantos resultados foram encontrados com aquelas palavras. "Usamos uma grande variedade de informações para prever os resultados que mais interessam", afirma a empresa em um comunicado no site.

Um exemplo: o Google Suggest seleciona termos de acordo com a popularidade deles na ferramenta tradicional de buscas. Isso, diz o comunicado, ajuda na hora de criar um ranking com sugestões para o refinamento de buscas.

Em uma das explicações sobre privacidade, a empresa afirma que o Google sabe quais são as palavras digitadas pelos internautas no Google Suggest.

Isso porque, diz o documento, "assim como o E.T. precisa ligar para a nave ir buscá-lo, o novo serviço tem de se conectar ao tradicional para oferecer sugestões aos usuários".

 

 Arquivo de noticias    clic aqui

Mais noticias   clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home