NEC supera IBM e anuncia supercomputador mais rápido do mundo

da Agência Lusa

O grupo japonês NEC anunciou nesta quarta-feira o lançamento comercial do SX-8, supercomputador mais rápido do mundo, que afirma superar a velocidade do Blue Gene, da IBM, anunciado há menos de um mês.

Em comunicado, a NEC afirma que o SX-8 tem uma velocidade de ponta (capacidade teórica de processamento) de 65 teraflops (um teraflop corresponde a um trilhão de cálculos realizados por segundo) e uma capacidade efetiva de 58,05 teraflops.

A IBM anunciou em 29 de Setembro o Blue Gene como o mais rápido supercomputador do mundo, com uma velocidade efetiva de processamento de 36,01 teraflops, ultrapassando com isso a velocidade do Earth Simulator, desenvolvido pela NEC.

A NEC garante que a arquitetura vetorial do SX-8, cuja performance foi demonstrada no Earth Simulator (que durante três anos foi o supercomputador mais rápido do mundo), permite uma capacidade efetiva de processamento da informação superior à dos supercomputadores escalares, a arquitetura adotada pela IBM.

A empresa japonesa acrescenta que o SX-8 é menor e consome menos energia que seu antecessor.

A NEC disse que vai comercializar o SX-8 a partir de dezembro de 2004. O aluguel mensal do supercomputador será de 1,17 milhões de ienes (€ 8.580), e 700 unidades deste equipamento devem ser colocadas à disposição de empresas e governos nos próximos três anos.


 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias. clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home