CD pode abrir porta do micro para ameaças

JOSÉ ANTONIO RAMALHO
especial para a Folha de S.Paulo

Disponho do programa Norton AntiVirus 2003 instalado em meu micro, mas não consigo eliminar vírus contidos em CDs. O que devo fazer? (Chan Yiu Man)

Resposta

Em sua pergunta, o leitor não fornece muitos detalhes, como o sistema operacional que está sendo utilizado, os motivos pelos quais o vírus não está sendo eliminado ou mesmo o tipo de vírus. A resposta serve como um guia geral.

Antes de tudo, assegure-se de que a atualização automática do programa está ativada e que você conta com a última versão da lista de vírus instalada em sua máquina. Isso é importante para que o software tenha condições de identificar a ameaça.

A eliminação de um vírus pode ocorrer de diversas formas. Em alguns casos, um arquivo contaminado tem o vírus removido e, livre, é regravado no disco. Em outros casos, o arquivo é copiado para uma área de quarentena criada pelo Norton e sua versão original é apagada. Nos dois casos, o vírus é desativado.

Se um arquivo contido em um CD possui algum vírus e ele é detectado pelo programa, sua remoção será impossível no caso de haver necessidade de apagar ou mover o arquivo para outro local pois informações gravadas nesse tipo de mídia não podem ser removidas. Como recomendação, toda vez que receber um CD que foi gravado por outra pessoa, execute o antivírus naquela unidade de disco antes de fazer a cópia dos arquivos para o disco rígido ou instalar um programa.

Vale um alerta: os CDs vendidos em bancas de camelôs são potenciais ninhos de vírus. Além da pirataria propriamente dita, alguns "fabricantes" acabam criando CDs com vírus. Mesmo os CDs procedentes de pessoas confiáveis não ficam livres de pragas. Às vezes, a máquina de quem criou o CD está contaminada e a pessoa não está ciente desse fato.

 

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias. clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home