WebCam NX Ultra segue o rosto do usuário

EDUARDO MARQUES
VANDERLEI BONATO
especial para a Folha de S.Paulo

A WebCam NX Ultra da Creative possui design moderno, com uma base flexível que permite ao usuário instalar a câmera tanto em superfície plana como em borda de monitor LCD.

A câmera fornece um mecanismo de rastreamento de face que tem como função detectar a região da imagem onde se encontra a face do usuário e, através de zoom óptico, mantê-la no centro da tela. Isso é útil quando o usuário está conversando on-line.

Além disso, a WebCam é fornecida com microfone e fones de ouvido do tipo headset (também conhecidos como "de mãos livres", pois ficam presos ao ouvido), que podem ser utilizados para realizar videoconferências.

O sensor de imagem utilizado na câmera é de tecnologia CCD com resolução de 640x480 pixels. (aproximadamente 0,3 Mpixel).

Apesar de o sensor da WebCam não ter alta resolução, as imagens geradas por sensores de tecnologia CCD apresentam imagens com cores mais nítidas e operam em ambientes mais escuros do que os sensores de tecnologia CMOS. As câmeras geralmente usam sensores de imagem CMOS, que têm baixo custo, consomem menos energia e possuem tamanho reduzido. A tecnologia CCD é aplicada em câmeras nas quais há necessidade de obter imagens de melhor qualidade.

Instalação

A instalação do hardware e do software da câmera é simples e rápida, mesmo para o usuário leigo. O manual que fornece as instruções de instalação é de fácil entendimento e objetivo. A instalação do software pode ser feita em duas etapas, sendo primeiramente necessário instalar seus drivers (programas que reconhecem e interpretam os dados fornecidos pela câmera) e por último o software para captura e editoração das imagens.

A conexão da câmera ao computador é feita por um cabo USB, que deve ser ligado após a instalação dos drivers. Caso o usuário queira utilizar a câmera para realizar videoconferência, também deve conectar o fone de ouvido e o microfone na placa de áudio do computador e verificar se ela está configurada corretamente.

Os drivers fornecidos para a instalação da câmera só funcionam com os sistemas operacionais da Microsoft. Não é possível, por exemplo, instalar o produto no sistema operacional Linux, a não ser que o usuário desenvolva o seu próprio driver.

Resolução

A qualidade da imagem fornecida pela câmera pode ser considerada boa, uma vez que o sensor de imagem possui resolução efetiva de 0,3 Mpixel. Para obter a resolução efetiva é necessário conhecer o número de "microssensores" existentes na janela de captura de imagem existente no sensor.

Através desses "microssensores" a luz do meio externo é capturada e convertida em pixels, os pontos que compõem a imagem. Apesar de utilizar um sensor com resolução efetiva menor, a WebCam gera imagens com resolução máxima de 1,3 Mpixel.

Esse ganho de resolução é possível graças à técnica de interpolação, que nada mais é do que um software utilizado para aumentar o número de pixels de uma imagem sem acrescentar novas informações à imagem original.

Esse processo, utilizado na maioria das câmeras digitais, pode confundir o usuário, pois a resolução que de fato interessa é a existente no sensor de imagem e não a gerada pelo software.

Tracking

Uma característica marcante da WebCam é o recurso de tracking, conhecido também como rastreamento. Quando ele está ligado, o software busca a região onde se encontra a face do usuário e a enquadra no centro da tela.

Por exemplo: se a face estiver no canto direito da imagem, o mesmo é localizado e centralizado na tela. Além disso, também é utilizado o zoom óptico para manter a face do usuário na mesma posição, mesmo se ele se afastar da câmera. O rastreamento também funciona para mais de um usuário --nesse caso, são mantidas no centro as faces de todas as pessoas em frente da câmera.

Através de alguns testes, pois no manual isso não é informado, notou-se que a detecção da face é baseada na cor da pele. Isso pode acarretar problemas. A câmera pode se confundir e realizar o tracking da mão ou de qualquer objeto que possua cor semelhante ao tom de pele da face.

A câmera possui uma lente com abertura angular de 78. Essa abertura é superior a das lentes de webcams tradicionais, e permite que imagens ampliadas sejam capturadas. O zoom da câmera é digital de 4x, com o foco ajustado manualmente, e opera a uma taxa de 30 quadros por segundo (a maioria das webcams opera a 15 quadros por segundo).

O zoom digital é feito via software (ao contrário do zoom óptico, que é feito através de um conjunto de lentes). Devido à limitação física deste tipo de zoom, as imagens obtidas de longas distâncias não apresentam boa nitidez.

Na parte superior da câmera há um botão que permite capturar uma foto. Esse processo também pode ser realizado totalmente via software, sem a necessidade de pressionar o botão manualmente.

Bate-papo

A WebCam pode ser utilizada para videoconferência, ou somente vídeo, em softwares como Windows Messenger, MSN Messsenger, Yahoo! e AIM. Foram realizados alguns testes com o MSN Messenger e com o Yahoo!, os quais reconheceram a câmera facilmente.

O recurso de rastreamento, para o usuário que não está acostumado, pode parecer um pouco sofisticado, visto que a imagem fica continuamente se ajustando a fim de manter a face do usuário centralizada. Se o usuário não se acostumar com esse recurso, pode desabilitá-lo por meio do software da câmera.

Apesar da câmera possuir sensor de imagem com a tecnologia CCD --que permite cores mais nítidas e imagens melhores com pouca luz-- e a oferecer o inovador recurso de tracking (uma tecnologia de rastreamento de face), sua relação custo-beneficio é prejudicada pelo alto preço do produto --R$ 449, mais que o dobro do custo de uma câmera básica.

Eduardo Marques é doutor em engenharia de sistemas digitais e professor do ICMC-USP. Vanderlei Bonato é doutorando em ciências da computação e matemática computacional pelo ICMC-USP

 

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias. clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home