Filmadora digital da JVC tem disco rígido

Folha de S.Paulo

Destaque da feira Photokina, a filmadora JVC GZ-MC200 (www.jvc.com.br), que foi testada com exclusividade pela reportagem da Folha, tem uma característica inovadora: não usa fitas nem DVDs. Os vídeos são gravados em um microdisco rígido de 4 Gbytes.

O microdisco, que é fabricado pela Hitachi, parece um cartão de memória comum, mas traz versões miniaturizadas de todas as peças presentes num disco rígido convencional, como motor, prato e cabeça de leitura. Por isso mesmo, gasta bem mais energia do que um cartão de memória (que não tem partes móveis).

A conseqüência é óbvia: durante os testes, a bateria da GZ-MC200 aguentou apenas 66 minutos antes de precisar de recarga (e o zoom não foi utilizado; se ele tivesse sido acionado, a autonomia seria ainda menor). Parte da responsabilidade por isso é da própria bateria, cujas dimensões reduzidas --um terço do tamanho de algumas baterias Sony-- impõem restrições à autonomia.

O problema atrapalha o uso da câmera, o que é uma pena, pois a GZ-MC200 tem recursos atraentes. Sua qualidade de imagem é boa --no modo Fine, que permite gravar 92 minutos de vídeo, ela é similar à obtida com filmadoras digitais amadoras--, e a câmera também tira fotos com resolução de 2 Mpixels (que podem contar com o flash embutido na máquina). Cabem aproximadamente 8.000 fotos no microdisco.

Embora seja ultracompacta (7,4x5,6x9,4 cm), a GZ-MC200 não descarta recursos presentes em câmeras maiores, como visor colorido e zoom óptico potente (10x), e também pode ser usada como disco rígido portátil.

A GZ-MC200 grava os vídeos no tradicional formato MPEG-2 (o mesmo usado nos DVDs), mas há um porém. Para abrir os filmes no computador, é preciso convertê-los com um software especial (que não foi testado pela reportagem).

A GZ-MC200 é cara (custa R$ 8.999, o triplo de uma filmadora digital básica), mas ostenta claro avanço tecnológico. A autonomia da bateria, excessivamente baixa, é um problema crítico.

 

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias. clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home