Saiba usar filmadora digital como webcam

da Folha de S.Paulo

Se você possui uma filmadora digital e gosta de bater papo via rede, provavelmente já quis usar a máquina como webcam. Afinal, para quê adquirir uma webcam, que representa uma despesa adicional e quase sempre tem qualidade de imagem muito inferior à da filmadora?

Com o programa WebCamDV, que custa US$ 20, mas pode ser testado gratuitamente (2,2 Mbytes; www.orangeware.com/endusers/webcamdv.html), é possível utilizar filmadoras digitais dos padrões DV e Digital 8, que se conectam ao micro via cabo FireWire, como webcams. O porém é que a versão de testes do programa tem de ser reiniciada a cada dez minutos.

A operação do programa, que foi testado num PC com sistema operacional Windows XP SP2 e comunicador MSN Messenger 6.2, é simples, mas há dois detalhes importantes. Durante a instalação, assinale o item Install WebCamDV Audio support --dependendo do modelo da sua câmera, isso permitirá que você aproveite também o microfone embutido na filmadora. É preciso reiniciar o PC para concluir o processo.

Instruções de uso

Depois de ligar e conectar a filmadora ao PC, abra o seu software de comunicação pessoal (além do Messenger, os criadores do WebCamDV também prometem compatibilidade com dezenas de outros programas de bate-papo) e selecione a opção de configuração de webcam --no Messenger, basta clicar em Ferramentas e Assistente para Ajuste de áudio/vídeo.

No item Camera, escolha WebCamDV Capture (não selecione a opção com o nome da sua filmadora, mesmo que ela esteja listada). Quando a janela de configuração de som aparecer, selecione a opção WebCamDV Audio no item Microfone.

Atenção: como as filmadoras digitais são bem maiores e mais pesadas do que as webcams, não é recomendável colocá-las sobre o monitor --a máquina pode cair e quebrar. Use um tripé, ou, para economizar, apoie a câmera sobre a mesa em que o PC está (ajuste a altura da filmadora empilhando alguns livros).


 

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias. clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home