Telefonia IP à la carte

Fundada no Sul do País em 1969, a Cooperativa Central Oeste Catarinense transformou-se, ao longo dos últimos 35 anos, em um dos maiores grupos agroindustriais do Brasil. Conhecida principalmente por sua linha de produtos de carne suína, que leva o nome Aurora, a empresa vem expandindo as operações nos últimos anos, atingindo receitas de R$ 1,2 bilhão e lucros líquidos de R$ 10,9 milhões em 2003.

A trajetória da Aurora mostra que a companhia quer manter a direção ascendente.Na década de 90, a cooperativa inaugurou duas unidades de processamento de carne suína, uma em Chapecó (SC), outra em São Gabriel do Oeste (MS). Também abriu uma divisão para aves em Quilombo (SC), e construiu uma sede própria para o escritório de São Paulo. Em 2000, o grupo apostou suas fichas no mercado de sucos, inaugurando uma fábrica na região Oeste de Santa Catarina. No ano seguinte, a Aurora investiu mais R$ 35 milhões em uma nova unidade para industrializar 100% dos suínos abatidos.

Todo esse crescimento transformou a Aurora em um conglomerado que emprega 8 mil funcionários, com sede em Chapecó (SC), cinco unidades de vendas e distribuição – Guarulhos e São José do Rio Preto (SP), São João do Meriti (RJ), Brasília (DF) e Itajaí (SC) e outras sete unidades industriais: Chapecó,Quilombo, Joaçaba, Pinhalzinho, Maravilha – todas em Santa Catarina – e São Gabriel do Oeste (MS) e Sarandi (RS).

A ampliação da estrutura, apesar de necessária, acabou gerando outras demandas, principalmente na área de tecnologia e telecomunicações. Por isso, para reduzir os gastos mensais com ligações telefônicas, estimados entre R$ 70 mil e R$ 80 mil, a empresa decidiu, em abril passado, instalar uma solução de voz sobre IP (VoIP) com 84 canais de voz, utilizados atualmente por 500 funcionários da empresa.

Depois de buscar alternativas no mercado, a Aurora escolheu a solução fornecida pela empresa taiwanesa Planet Networking & Communications, que atua no mercado nacional há cerca de quatro anos.Segundo informa Cláudio Figueira Cotini, gerente de TI da cooperativa, os custos da Planet foram bem mais acessíveis, visto que a preferência era por uma opção bem simples nesta primeira etapa. “Investimos R$ 50 mil em um projeto que se paga, no máximo, em até quatro meses”, calcula.

A instalação começou a ser feita em abril e no fim de julho todas as unidades já contavam com os ramais IP em funcionamento. A distribuição foi feita de acordo com o volume de chamadas feitas em cada localidade, de forma que o escritório em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, e a matriz da Aurora, em Chapecó, receberam 16 ramais cada. As outras 12 unidades da empresa receberam, cada uma, outros quatro ramais, distribuídos estrategicamente. 

De acordo com Cotini, o gateway da empresa taiwanesa foi conectado aos roteadores da Aurora de forma rápida, atendendo totalmente às necessidades da companhia. “À medida que evoluirmos nossa infra-estrutura de TI, pensaremos em investir em novas tecnologias”, diz o executivo.

 

A meta da Aurora é reduzir, até o fim deste ano, cerca de R$ 20 mil nos gastos com telefonia. Somente no primeiro mês de operação, a solução de VoIP propiciou queda de R$ 4 mil. “É um ótimo resultado, visto que ainda temos alguns ajustes para fazer nos ramais e vamos reestruturar também os gastos com as chamadas de longa distância internacional. Ainda estamos definindo um parceiro para cuidar dessa parte,mas nosso objetivo é ter tudo funcionando até dezembro”, conclui Cotini.

Autor:
 Ana Paula Oliveira


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