Senhas são inseguras para as corporações, diz pesquisa

da Folha Online

As senhas usadas nas redes de computadores de empresas são falhas, afirmou o Meta Group, especializado em pesquisas no setor de tecnologia. Segundo o estudo, as senhas são falhas por causa dos usuários e das políticas das corporações --além disso, faltam alternativas econômicas para o problema.

"As empresas estão bastante frustradas com as senhas", disse Earl Perkins, vice-presidente da divisão de segurança do Meta Group, ao site "TechWeb" (www.techweb.com). "Após três ou quatro décadas, as corporações estão se perguntado se existe algo melhor que as senhas."

No nível organizacional, Perkins diz que as empresas gastam muito tempo criando políticas, enquanto pouco tempo é dedicado à proteção de aplicações críticas. A pesquisa diz ainda que os usuários não conseguem gerenciar muitas senhas ao mesmo tempo, e isso faz com que elas percam sua eficiência.

"As pessoas não acreditam que a senha tem um valor muito alto", diz o analista. "As senhas não recebem a proteção que merecem."

Complemento

De acordo com Perkins, as corporações estão procurando soluções complementares para reforçar as senhas. "A tendência é procurar algum tipo de complemento ou alternativa para as senhas", afirmou.

O analista diz que algumas soluções --como tokens-- podem ser interessantes. Os tokens são pequenos aparelhos que podem ser conectados ao PC para autenticar o usuário.

Ele ressaltou, porém, que novas tecnologias só serão adotadas caso os preços caiam. "É preciso que alguém esteja disposto a reduzir o preço dos tokens para criar uma solução de baixo custo", disse.

"As senhas não estão funcionando, mas até que uma solução mais em conta apareça como alternativa, continuaremos usando senhas."

 

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias. clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home