Britânicos criam primeiro ímã de plástico funcional

da Folha Online

Foi criado na Universidade de Durham (Reino Unido) o primeiro ímã de plástico funcional. Depois de três meses de experimentos fracassados, pesquisadores da instituição britânica detectaram magnetismo na mistura de dois polímeros de plástico, que pode atrair pedaços de ferro.

Apesar de ímãs de plástico terem sido anunciados antes, eles funcionavam apenas em temperaturas muito baixas. O composto da Universidade de Durham --feito de um plástico condutor e um gerador de radicais livres-- funciona em temperatura ambiente.

Mas o pesquisador Naveed Zaidi disse à revista "New Scientist" (www.newscientist.co.uk) que o composto é pouco magnético e ainda existe muito a se fazer.

"A reação não é 100% eficiente em todo o polímero e a força e efeito varia ao longo do material. Uma vez que aumentarmos essa eficiência, a força e o magnetismo geral com certeza vão aumentar", disse Zaidi.

O ímã de plástico poderá ser usado como cobertura de discos rígidos e outros equipamentos de informática. Ele também poderá ser usado como componente de implantes médicos, pois o corpo humano é muito mais tolerante ao plástico do que ao metal.

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias. clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home