E-mails e sites falsos iludem os internautas

da Folha de S.Paulo

O phishing é uma técnica de estelionato que ilude o internauta incauto e o convence a fornecer informações como número de conta corrente e senha ou mesmo a instalar programas maliciosos no micro.

O termo pode não ser familiar, mas a técnica é conhecida dos internautas. Os sites falsos de bancos são exemplo: sem perceber que estão em páginas que são cópias perfeitas, os internautas digitam seus dados, que depois são capturados e usados pelo criminoso.

Outro exemplos clássico de phishing é o e-mail no qual o remetente se diz de um país africano e que tem em mãos uma fortuna de um milionário que morreu e não deixou herdeiros e pede o número de uma conta corrente para que o dinheiro seja transferido, oferecendo uma parcela da fortuna como comissão.

Muitos usuários também receberam um e-mail que trazia um link para baixar um programa que checava sua situação no Serasa ou a ficha de inscrição para o programa "Big Brother Brasil", da rede Globo.

As estatísticas de phishing impressionam. De acordo com pesquisa divulgada pelo instituto Websense Security, só em junho deste ano surgiram 1.422 novos phishings na internet. Em maio, os novos ataques totalizaram 1.197.

Desse total, 27% tem origem nos EUA, o país líder do ranking. (FB)

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias. clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home