Estelionatários usam salas de bate papo para trocar dados

da Folha de S.Paulo

Além dos problemas com páginas clonadas e programas espiões, quem faz compras pela internet tem mais uma preocupação: os carders.

Eles são estelionatários que usam canais de bate-papo e fóruns de comunidades on-line para publicar e trocar números ou listas com números de cartões de crédito roubados.

Esses dados são conseguidos por meio de invasões de lojas virtuais, com informações roubadas por programas espiões ou com e-mails que iludem usuários pedindo que eles cadastrem novas senhas em páginas falsas.

Compartilhar o número roubado com outros carders é uma técnica para dificultar o rastreamento do fraudador original.

Geralmente os carders usam portais estrangeiros que oferecem serviços pagos de pornografia para testar se os números dos cartões obtidos funcionam.

Para receber mercadorias, compradas no Brasil ou no exterior, os fraudadores usam caixas postais anônimas, o que dificulta sua localização.

Portanto, se a sua fatura de cartão de crédito apontar gastos estranhos, o mais recomendado é entrar em contato com o atendimento do banco e bloquear imediatamente o uso do cartão.

Um relatório da Honeynet Research Alliance, feito no ano passado, revelou que na rede de bate-papo Dalnet havia comunidades como #ccinfo, #ccpower e #virgincc, nas quais os carders trocavam informações diariamente, e também existiam bots (programas maliciosos que enviam mensagens e recolhem dados automaticamente) especializados em encontrar e enviar números de cartões de crédito.

Ao realizar uma consulta pela expressão "carder" no buscador Google, a reportagem encontrou cerca de 550 links. Muitos deles levavam a tutoriais de como conseguir números de cartões.


 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias. clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home