Spammers usam sistema anti-spam para enviar lixo eletrônico

da Folha Online

Alguns spammers estão enviando suas mensagens usando técnicas que foram criadas justamente para combater os e-mails indesejados. Segundo uma pesquisa, os spammers são os principais usuários do sistema projetado para confirmar as identidades dos remetentes.

Ironicamente, o sistema foi criado para impedir que os spammers forjem endereços de e-mail e, com isso, enganem filtros anti-spam e os internautas mais desavisados.

Essa técnica, entretanto, está sendo considerada eficaz para evitar ataques do tipo "phishing", que têm o objetivo de obter dados financeiros --como números de cartão de crédito e senhas de banco-- e pessoais das vítimas.

Identidade

Muitos spammers usam endereços falsos para que os e-mails não sejam identificados como spam. Para impedir a técnica, e localizar as mensagens legítimas em meio a todo lixo digital, foi criada uma tecnologia chamada Sender Policy Framework (SPF).

Essencialmente, o sistema tenta garantir que as mensagens de e-mail foram enviadas do lugar que elas dizem ser.

Mas uma pesquisa realizada pela CipherTrust, empresa de segurança digital, mostrou que os spammers são os que mais usam a tecnologia. Segundo o estudo, 34% do spam está usando o sistema SPF para se passar por mensagens legítimas.

Os dados foram compilados a partir de mensagens enviadas aos clientes da CipherTrust entre maio e agosto deste ano.

"Esses protocolos sozinhos não são eficientes em identificar o spam. Os spammers estão fazendo aquilo que eles sempre fizeram, adaptando a tecnologia para continuar enviando lixo digital", disse Paul Judge, diretor de tecnologia da CipherTrust, ao site da "BBC" (news.bbc.co.uk).

Segundo Judge, porém, o sistema SPF está sendo útil para combater as mensagens do tipo "phishing", que procuram enganar os internautas, se passando por instituições conhecidas, como bancos e outras entidades.

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias. clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home