Saiba ajustar a resolução de scanner de foto

JOSÉ ANTONIO RAMALHO
especial para a Folha de S.Paulo

"Comprei uma impressora multifuncional (com recursos de scanner). Pretendo digitalizar minhas fotos e prepará-las para impressão. Qual resolução devo utilizar para bons resultados?" (João Carlos de Andrade Júnior)

Resposta

A resolução ideal depende da finalidade que terá a foto escaneada. Se você pretende imprimir suas imagens num minilab digital, deve fazer a captura com pelo menos 300 dpi (pontos por polegada). Dessa maneira, uma foto de 10x15 cm resultará em um arquivo digital com 1.200x1.800 pontos.

Se você quiser imprimir fotos em dimensões maiores, use mais pontos por polegada. Por exemplo: para imprimir uma foto no tamanho 20x25 cm, você deve produzir uma imagem com 2.400x3.000 pontos.

Se você abrir essa foto no monitor, verá que ela fica maior do que a área de trabalho, mas há programas que se encarregam de exibi-la inteira --reduzindo, apenas na visualização, o tamanho.

A diferença entre os dois arquivos estará no tamanho. A foto escaneada com 300 dpi ocupará muito mais espaço em disco do que a outra. Se você pretende ver a foto apenas no monitor ou enviá-la por e-mail, utilize uma resolução baixa. Se você tentar imprimir em dimensões maiores a foto que capturou em baixa resolução, notará uma sensível perda de qualidade da imagem.

O conceito de qualidade de imagem é subjetivo. Algumas imagens feitas em impressoras jato de tinta podem parecer boas para alguns usuários e ruins para outros.



 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias... clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home