Japoneses criam chip com capacidade de supercomputador

da Folha Online

Cientistas japoneses do Riken (Instituto de Pesquisa de Física e Química da Universidade de Tóquio) anunciaram na terça-feira detalhes do MDGrape 3, um processador que será usado para criar supercomputadores capazes de processar até um petaflop de informações (um quatrilhão de operações) por segundo, bem mais rápido que os 36 trilhões de operações alcançados pelos supercomputadores de hoje.

Amostras do chip, que foi projetado para pesquisa de ciências biológicas, podem executar 230 gigaflops (230 bilhões de operações por segundo), com velocidade de 350 MHz, segundo Makoto Tanji, pesquisador da unidade de computação de alto desempenho do Riken.

O supercomputador terá 6.144 processadores MDGrape 3 espalhados em 512 placas, ligadas umas às outras. No total, o sistema será colocado em 32 gabinetes e vai ocupar bem menos espaço que os supercomputadores atuais. "É bem pequeno", disse Tanji, que afirmou que o supercomputador com o chip deve começar a ser usado em 2007.

Muitas operações

Segundo ele, os chips podem executar tantas operações pois são projetados para trabalhar com grandes quantidades de cálculos semelhantes ao mesmo tempo. A quantidade de informações manipuladas pelos processadores, porém, é baixa, quando comparada com a de outros supercomputadores.

Esse tipo de processamento é importante na área de biotecnlogia e nanotecnologia, onde os pesquisadores precisam determinar como uma proteína interage com milhares de moléculas diferentes.

Conseqüentemente, o processador e os computadores criados a partir desse chip não podem ser comparados diretamente com os supercomputadores usados hoje em diversos campos de pesquisa.

"Podemos obter um desempenho até cem vezes melhor pela especialização. Mas o número de tarefas realizado pelo MDGrape 3 é mais limitado do que um computador de uso geral", afirmou Tanji, ao site "CNET News.com" (news.com.com).

A Universidade de Tóquio iniciou o projeto MDGrape há 15 anos para produzir chips para pesquisa astrofísica. O novo MDGrape será usado para construir um supercomputador que será usado no projeto Protein 3000, que vai determinar as características de 3.000 proteínas diferentes.

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias... clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home