Britânico anuncia lançamento de bicicleta portátil

Dobrada dentro de uma sacola, se parece com um guarda-chuva grande. Fora dela, roda pelas cidades como uma bicicleta qualquer. O inventor britânico Clive Sinclair, que entrou para a história na década de 1970 por desenvolver a primeira calculadora portátil, disse que sua "A-Bike" é "a menor e mais leve bicicleta dobrável do mundo".

"Minha idéia original era a de que, se você tivesse uma bicicleta muito mais leve e mais compacta que as de hoje, poderia mudar a forma pela qual as bicicletas podem ser usadas", disse Sinclair.

A mini-bicicleta, apresentada nesta semana em Cingapura, deve chegar ao mercado mundial em 2005 ao preço de quase 300 dólares. Ela é projetada para pessoas de até 112 quilos, tem altura regulável e leva cerca de 20 segundos para ser montada ou desmontada.

Suas rodas têm um quarto do diâmetro das bicicletas comuns, mas Sinclair promete um passeio suave e firme para a maioria dos ciclistas. "Você não necessita de energia extra para guiar uma A-Bike, e ela desenvolve até 24 quilômetros por hora", afirmou ele à Reuters.

Construída principalmente de plástico, a bicicleta pesa 5,5 quilos e cabe numa sacola com menos de 0,03 metro cúbico (ou seja, o volume equivalente a um cubo com 30 centímetros de lado). Ela deve ser vendida nos Estados Unidos, na Grã-Bretanha e no Japão a partir do segundo trimestre de 2005.

Sinclair também inventou a primeira TV de bolso, em 1984, e um triciclo elétrico futurista, chamado C5, em 1985. Ele acha que a sua bicicleta vai interessar a iatistas, executivos urbanos, campistas e a qualquer um que precise de transporte para deslocamentos curtos.

A pesquisa e o desenvolvimento começaram há cinco anos, numa colaboração entre a Sinclair Research, do Reino Unido, e a Daka Designs, de Hong Kong.
 
Reuters

 

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias... clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home