EUA ameaçam retaliar Brasil por pirataria

Os Estados Unidos anunciaram na quarta-feira que o Brasil pode perder, no prazo de 90 dias, o acesso a um regime especial de tarifas, caso não melhore sua proteção à propriedade intelectual. A decisão foi tomada como parte da revisão anual do programa de sistema anual de preferência generalizado (GSP, na sigla em inglês) realizada pelo Escritório de Representação Comercial dos EUA (USTR, na sigla em inglês).

Os EUA entraram em contato com o governo brasileiro para tentar melhorar a implementação das leis de proteção à propriedade intelectual. "Vêm ocorrendo alguns fatos no Brasil que poderiam levar a resultados positivos", informou o USTR em comunicado. Segundo o órgão, por essa razão foi tomada a decisão de prorrogar a vigência do GSP por três meses. O comum é a prorrogação por um ano.

"Isso nos permitirá uma revisão do progresso que o Brasil tem conseguido na abordagem das preocupações dos dois países no que se refere à pirataria e aos direitos autorais", informou o USTR.

Em 20 de maio a International Intellectual Property Alliance, que reúne várias empresas de entretenimento e softwares, entre outras, enviou uma carta ao USTR indicando que o Brasil não conseguiu cumprir suas obrigações no que se referia à proteção da propriedade intelectual.

O grupo fez uma estimativa de perdas com a pirataria no Brasil de US$ 785 milhões no ano passado. Segundo um documento da associação, as exportações brasileiras de produtos nacionais beneficiados pelo GSP foram de US$ 2,3 bilhões nos primeiros 11 meses do ano passado

Não foi possível conseguir uma declaração da embaixada brasileira em Washington sobre o anúncio.
 
Reuters

 

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias... clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home