China censura mensagens de telefones celulares

As autoridades chinesas decidiram "filtrar" as mensagens de celulares. De acordo com a agência oficial Xinhua, uma normativa determina a censura de conteúdos pornográficos, fraudulentos e ilícitos.

A "Normativa para a autodisciplina nos conteúdos dos serviços de mensagens de celulares" é o marco que as autoridades chinesas redigiram para subcontratar os serviços da companhia China Mobile Corp., maior fornecedora de telefonia celular na China, para que filtre e vigie as mensagens. Pelo menos dez companhias já começaram os trabalhos de vigilância das 20 categorias de conteúdos recolhidos no acordo entre o governo e os provedores de serviços de Internet.

Segundo a Repórteres Sem Fronteiras (RSF), este novo regulamento pode levar a uma campanha de perseguição dos dissidentes políticos que utilizam as mensagens de celular para difundir conteúdos. "As autoridades chinesas usam a tecnologia para controlar a circulação de notícias. Nos últimos meses fomos testemunhas de um verdadeiro retrocesso na liberdade de imprensa, em particular na internet", assinalou a RSF em um comunicado.

Pequim mantém um férreo controle sobre os conteúdos publicados na internet, mantém 62 "ciberdissidentes" presos segundo a RSF, que calcula que pelo menos 30 mil pessoas vigiam os conteúdos da rede na China. As mensagens de texto de celulares foram um dos detonadores que expuseram as dimensões da epidemia de Síndrome Respiratória Aguda Severa que o governo ocultou durante vários meses em 2003.

A companhia chinesa Venus Info Tech Ltd já começou a filtrar as mensagens de celulares "reacionários" para identificar as pessoas que os enviam. Mais de 220 milhões de mensagens de texto foram enviadas na China em 2003, o que significa um aumento de 55% do total das mensagens no mundo, segundo dados da agência Xinhua.
 
EFE

 

 Arquivo de noticias...   clic aqui    

Mais noticias... clic

Webmaster

Copyright© 1996/2004  Netmarket  Internet  Brasil - Todos os direitos reservados

Home