Sites mostram faces do terrorismo

FERNANDO BADÔ
free-lance para a Folha de S.Paulo

Após o atentado terrorista que matou 192 pessoas em Madri, no dia 11 de março, as primeiras informações oficiais responsabilizavam o ETA. Ocorre que, segundo especialistas, os métodos da agressão não correspondiam ao "modus operandi" desse grupo.

Mas qual é o "modus operandi" do ETA? Diversos sites prometem essa resposta e explicam como agem e quais são os ideais dos principais grupos terroristas.

O endereço cfrterrorism.org traz definições de terrorismo, narcoterrorismo e ciberterrorismo, diz quais são os países supostamente mais lenientes com o terrorismo e mostra as principais características de cada grupo.

No site www.terrorismfiles.org, há, em inglês, um histórico do terrorismo e páginas especiais com informações básicas sobre vários grupos, como o Tupac Amaru, do Peru, e o Exército Vermelho, do Japão.

Na página da Federação dos Cientistas Americanos (www.fas.org), há detalhes sobre comércio de armamentos, armas químicas e terrorismo nuclear, além de tópicos relacionados à defesa antiterrorista.

A Folha Online traz informações sobre o ETA em www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u70235.shtml.

No endereço www.usdoj.gov/ag/trainingmanual.htm, o internauta pode conferir trechos de um suposto manual de treinamento da Al Qaeda, liderada por Osama bin Laden.

Se você busca informações em português, saiba que há poucos sites e a maioria não se preocupa com a parte estética. Duas boas opções são o www.sis.pt/segint/grpterro.htm e o Guia dos Curiosos, no link www.guiadoscuriosos.com.br/lista.asp?idcur=6877&idsub=6876.

 

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home