Poema reúne 144 poetas através da Internet

O poema O estado do mundo, escrito por 144 poetas de língua portuguesa através da Internet, foi apresentado ontem no Escritório Municipal do Teatro de Coimbra por ocasião do Dia Mundial da Poesia.

Incluído no projeto "O Brilho da língua", que fez parte do programa Coimbra 2003 Capital Nacional da Cultura, o poema foi escrito através de um portal na Internet em quase quatro meses.

O poema, apresentado em um CD, foi coordenado por Rui Mendes e António Pedro Pita, que eliminaram 1.715 dos 6.902 escritos pelos poetas internautas. Durante o processo de escritura do poema foram registrados 11.385 acessos ao portal e se inscreveram 258 poetas, dos quais 144 participaram do texto final.

Junto aos autores portugueses, participaram também na criação de O estado do mundo poetas anônimos da Espanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Cabo Verde, EUA, França e Índia, entre outros países.

Mendes afirmou que os autores que participaram da criação deste poema coletivo vêem o estado do mundo com desconcerto, mostrando uma falta de esperança.

O Dia Mundial da Poesia é comemorado desde 2000 por decisão da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
 EFE

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

Mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home