Science" elege pesquisas mais relevantes do ano


A revista 'Science' elegeu em sua edição de 19 de dezembro as dez pesquisas científicas mais relevantes de 2003. Segundo a publicação, os trabalhos selecionados foram aqueles que expandiram o conhecimento humano, e não necessariamente aqueles que trariam aplicações práticas.

Em primeiro lugar ficou a confirmação da existência da matéria escura, feita pelo exame de dados obtidos pela sonda WMAP (sigla para Wilkinson Microwave Anisotropy Probe).

Em fevereiro, a sonda captou a imagem mais detalhada já feita da radiação cósmica de fundo (surgida quando o Cosmo ainda era recém-nascido). A WMAP confirmou que apenas 4% do Universo é formado por matéria comum, a mesma de estrelas, humanos e plantas. Outros 23% são matéria escura e o restante, 73%, a energia que influi nessa matéria.

Essa matéria é chamada de escura pois sua radiação não é detectável por nenhum dos aparelhos existentes atualmente. Ela foi descoberta há quase 70 anos e virou debate entre os astrônomos desde então. Com a confirmação de sua existência, a polêmica termina e os cientistas passam a se concentrar em estudos para entender exatamente do que ela é feita.

Em segundo lugar na lista da 'Science' ficou a identificação dos genes que aumentam os riscos de doenças mentais hereditárias, como esquizofrenia, depressão e desordens bipolares. Atualmente, o alvo das drogas antidepressivas é um receptor cerebral, cujo gene possui dois alelos, um dos quais com uma leve ligação com o aumento do risco da depressão. Quem possui o alelo mais vulnerável tem uma chance bem maior de se deprimir com uma decepção amorosa ou com a perda de um emprego do que quem possui a variante mais forte.

Os diversos trabalhos que apontaram os impactos das mudanças climáticas no planeta receberam o terceiro lugar em importância no ano. Os cientistas tiveram provas, em 2003, de que o aumento da temperatura planetária está afetando a natureza. A monitoração de seis rios da Eurásia que desembocam no oceano Ártico mostraram que a quantidade de enchentes na região aumentou 7% desde 1936, o que confere com os modelos climáticos dos cientistas. As plantas e os animais também reagiram ao aquecimento, mudando de lugar ou de comportamento. Essas descobertas alarmaram a comunidade internacional que busca agora meios de minimizar os efeitos das mudanças climáticas e de se adaptar a elas.

Os outros temas escolhidos pela revista são: impacto do RNA (ácidos ribonucléicos) no comportamento celular; observação de atividades moleculares dentro de células; melhor entendimento das maiores explosões do Universo, as de raios gama e supernovas; formação de óvulos e espermatozóides a partir de células-tronco; mudança da direção de luz e outras radiações eletromagnéticas pelo uso de diferentes materiais; seqüenciamento genético do cromossomo Y; e desenvolvimento de novas terapias contra o câncer.

Para Internet:

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home