Calma é condição para obter boa imagem

FLAVIO FLORIDO
da Folha de S.Paulo

O tempo que as câmeras digitais levam para realizar uma foto é um incômodo. Depois que você aperta o botão, a câmera demora um pouco para registrar o momento e geralmente você perde aquela situação que estava buscando. E isso pode deixar qualquer pessoa irritada.

Uma das falhas técnicas ainda não resolvidas das câmeras digitais é esse atraso, que se torna maior quando você usa o flash.

Ao tirar fotos em uma festa de aniversário, bem na hora de apagar a vela, é possível que o fotógrafo não consiga registrar esse momento. Isso porque a máquina vai levar um tempo maior para pensar e fazer o registro da cena. Ou seja, aquilo que você viu --o aniversariante apagando a vela na música do "parabéns"-- deixou de existir.

Outro problema relacionado ao tempo é a gravação da imagem captada. Depois que você aperta o botão e a câmera capta a imagem, a cena ainda precisa ser gravada na memória do aparelho e isso leva um certo tempo, dependendo da máquina e do tipo de dispositivo de armazenamento. Nesse intervalo, a maioria das máquinas não permite fazer novas fotos.

Algumas câmeras possuem o recurso de fazer várias fotos em sequência, que são gravadas depois de a série ter sido completada.

Máquinas profissionais chegam a produzir séries de 24 imagens consecutivas. Em câmeras mais simples, o limite é menor. De qualquer forma, chega o momento em que a máquina precisa de um tempo para pensar e praticamente pára enquanto armazena as imagens captadas.

Dicas dos mestres

A fotografia existe há mais de um século e, antigamente, os equipamentos utilizados também eram lentos. Alguns fotógrafos levavam --e ainda levam-- horas em busca do momento decisivo, como dizia Cartier Bresson, famoso fotógrafo francês.

Uma das maneiras de conseguir uma boa foto digital é, sabendo que haverá um atraso, tentar antecipar aquilo que está para acontecer. Lecionando fotojornalismo nos Estados Unidos, o professor David Rees, da Columbia University (Missouri), diz que os grandes fotógrafos são aqueles que antecipam aquilo que está por vir, imaginando a cena mesmo antes de ela existir, sempre baseados nas informações adquiridas durante a cobertura.

Já um outro professor da mesma universidade, Kim Komenich, dizia que a vida é repetitiva e, às vezes, um pouco de paciência é suficiente para alcançar o objetivo e obter uma boa foto. Aquilo que você viu e perdeu talvez venha a acontecer de novo e, às vezes, com uma imagem de composição ainda melhor. É preciso ter calma para obter uma bela foto.

Um exemplo banal é fotografar crianças. Elas permitem que você invada o seu mundo e não se incomodam se isso acontecer. Agem de forma natural e permitem que a cena seja vista como realmente é, sem nenhum tipo de preparação. Basta ter paciência que boas cenas virão.

Flavio Florido é repórter-fotográfico da Folha de S.Paulo

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home