Fabricante aposta em celular com câmera de vídeo

da Folha de S.Paulo

No Brasil, alguns fabricantes ouvidos pela reportagem apontaram os principais recursos e tecnologias que telefones celulares, monitores e PCs deverão aderir em 2004.

A câmera fotográfica integrada, que foi a principal inovação dos celulares no ano passado, deverá chegar a modelos mais simples e acessíveis, custando de R$ 400 a R$ 1.000.

Entre os modelos mais sofisticados, a novidade serão os modelos para gravar vídeos e tirar fotografias de boa qualidade: "Já existirão "camerafones" com resolução de 1 ou 2 Megapixels", acredita André Varga, gerente da Samsung.

A maior novidade de 2004 serão as redes Edge (Enhanced Data for GSM Evolution), que levam mais velocidade de transmissão de dados aos celulares GSM. Essa é a opinião de Luis Mascarenhas, diretor de vendas da Nokia. A tecnologia chegaria a até 118 Kbps, quase o triplo dos 45 Kbps atualmente obtidos por celulares GSM.

PCs de mesa

Em 2004, a tendência é o progressivo abandono dos monitores de 15 polegadas (atual padrão no Brasil), que darão lugar a telas maiores, mas ainda com tubo de imagem (CRT). Essa é a avaliação de Paulo Gragnani, gerente de monitores da Samsung.

Os processadores ficarão mais rápidos, mas de formas diferentes. A AMD busca espaço com o Athlon 64, que poderá receber uma versão do sistema operacional Windows adaptada para ele. A Intel deve aumentar a velocidade de "clock" (frequência de comutação) do chip Pentium 4, mas não diz para quanto.

Outra novidade da Intel é a placa de rede sem fio (wireless) embutida em PCs de mesa. A comunicação sem fio é uma tendência confirmada por Cristina Palmaka, diretora de produtos da HP, que também aponta a disseminação dos gravadores de DVD como provável novidade no mercado de micros de mesa.

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home