Site americano liga agricultores e consumidores
 


Um site americano oferece um novo jeito de comprar alimentos. Organizações de produtores rurais e do governo do estado de Wisconsin criaram um site, chamado SavorWisconsin, com o intuito de promover a comunicação entre os consumidores e os fazendeiros. "A idéia é pôr mais dinheiro no bolso do produtor, em vez de deixá-lo nas mãos dos distribuidores e comerciantes", afirma Kristin S. Kleeberger, educadora de horticultura comercial da Universidade do Wisconsin.

À medida que a agricultura comercial e o fornecimento de leite se tornam menos lucrativos e mais competitivos para os pequenos produtores, alguns estão se adaptando e passando a oferecer produtos mais especializados, disse Kleeberger.

O comércio direto, no entanto, não é novidade para os produtores da região, que costumam vender seus produtos em beiras de estrada e mercados públicos. Vários sites menores em que produtos são vendidos diretamente têm funcionado nos últimos anos, e outros estados americanos, como Ohio e Maine, têm sites patrocinados pelo governo que são semelhantes. Tom Thieding, porta-voz da associação de fazendas do Wisconsin, diz que seu grupo está descontinuando seu próprio website e aconselhando os membros a migrarem para o SavorWisconsin. "Nossa atividade na Web existe há cinco anos, mas o novo site do governo é uma ferramenta mais poderosa", disse Thieding.

O SavorWisconsin foi criado depois que a Associação de Mercados de Frutas Frescas, a Associação dos Produtores de Maçã e uma entidade que representa os produtores de frutas conseguiram reunir recursos federais para financiar o site. O Departamento Estadual de Agricultura, Comércio e Proteção ao Consumidor assumiu a gerência da verba e contratou um webdesigner e um administrador. Um programa de extensão da Universidade vai ajudar a fornecer o conteúdo e informar o público a respeito da página, afirma Kleeberger. A idéia é expandir o projeto para incluir produtores independentes de peles, sabão, papel, geléia, doces, sucos e mel.

Greg e Patricia Kummrow vendem carne de boi e búfalo de sua fazenda, que fica na região de Oconomowoc, há dez anos. Eles acreditam que os consumidores que desejam comprar alimentos mais especializados irão procurá-los na Internet. "Há anos estimulamos as pessoas a comprar alimentos diretamente do produtor", disse Greg. "Isto ajuda o fazendeiro e a economia local, e o consumidor consegue produtos de maior qualidade".


 AP

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home