Robô Spirit pousa com sucesso na superfície de Marte

Renato Rodrigues
Editor-Assistente de Mundo Digital


O robô de exploração norte-americano Spirit pousou com sucesso na superfície do planeta Marte na madrugada deste domingo (4). Para alívio -e muita alegria- dos técnicos e cientistas da Nasa, a agência espacial norte-americana, a sonda venceu as dificuldades da aterrissagem no planeta vermelho e poucas horas após o pouso abriu seus painéis solares e antenas de comunicação e começou a transmitir as primeiras imagens da superfície.

As fotos animaram os cientistas. "Estamos vendo uma porção de rochas, mas é um local muito bom para o rodarmos com o robô. Não poderia ser melhor para o que este veículo foi desenhado", disse Stephen Squyres, geólogo responsável pelos instrumentos científicos da Spirit.

A expectativa em torno do pouso da Spirit aumentou bastante após o insucesso da Beagle 2. No final de dezembro, a sonda européia desapareceu após entrar na atmosfera marciana. Até hoje, os cientistas da ESA, a agência espacial européia, não conseguiram contato com o módulo. Agora, os europeus contam com a ajuda do robô americano para ajudar na busca da Beagle.

A Spirit voou pela espaço durante sete meses, cobrindo uma distância de 487 milhões de km. Ela entrou na atmosfera de Marte a 19,3 mil km por hora, freando -com o auxílio de motores- em poucos segundos até bater contra a superfície. Protegida por colchões de ar semelhantes a air-bags de carro, a Spirit ficou quicando na cratera Gusev por alguns minutos, até parar. Só então os colchões se desinflaram, o robô se abriu e começou bater as primeiras fotos. Mas o módulo só irá começar a pesquisa para valer daqui a nove dias, após a checagem de toda sua aparelhagem científica. O robô ficará 90 dias investigando a cratera.

Devido à distância, cada mensagem entre a Nasa e a Spirit demora 10 minutos para ir e voltar.

A Gusev, cratera localizada no hemisfério sul marciano, foi o local escolhido para o pouso porque pode ter abrigado um lago no passado. Com a Spirit, os cientistas querem descobrir se a cratera já apresentou condições adequadas para a vida.

Enquanto o robô Spirit prepara-se para investigar a superfície marciana, principalmente atrás de evidências de água, seu "irmão gêmeo", o Opportunity, aproxima-se também do planeta vermelho. O pouso está previsto para o próximo dia 24, do lado oposto de Marte.


Veja álbuns de fotos:

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home