A incrível história da promoção que deu errado

O episódio dos diamantes desprezados mostra que muitas vezes o planejado não acontece como se espera. Mas também que é possível dar a volta por cima e acertar com o inesperado.

Alexandre Pajola

Johan de Boer, famoso joalheiro holandês, pensou em uma promoção de comemoração para os 10 anos de sua joalheria e também para aumentar o movimento de clientes. A idéia logo apareceu. Era cara, mas não tinha como dar errado – os clientes viriam voando para a loja.

Ele planejou enviar diamantes para cerca de 4 mil de seus melhores clientes. A maior parte deles falsos, apenas 200 verdadeiros. Junto seguia uma carta informando que a pessoa deveria comparecer à loja para verificar se o diamante era autêntico.

Dias depois das cartas terem sido enviadas apenas 35 clientes apareceram. Johan achou estranho. Como? Menos de 1% de meus clientes não estariam interessados em saber se ganharam um diamante de verdade?

Ligou para alguns deles e descobriu que uns nem sequer tinham aberto a carta e outros não acreditaram que aquilo poderia ser verdade. Os diamantes, falsos ou não, simplesmente foram parar no lixo.

Johan sentiu um pouco de desespero, pois a promoção que tinha tudo para dar certo foi por água abaixo. Numa conversa com um amigo lamentou o ocorrido. Este amigo comentou com um vizinho, repórter de um jornal, que ficou muito interessado pela história e contatou Johan, que no início ficou receoso de se expor. Todos iriam rir dele. Mas o que tinha a perder?

A matéria foi publicada e em pouco tempo todos já sabiam do fracasso da campanha de Johan. O boca-a-boca sobre a possibilidade de encontrar diamantes no lixo foi contagiante. No final da história as pedras verdadeiras não foram encontradas, mas a promoção de Johan foi um dos fatos mais comentados da semana. A joalheria finalmente encheu.

Esta história mostra que mesmo quando você acha que tudo deu errado ainda é possível reverter a situação. Até o erro pode se tornar um caminho correto para atingir o objetivo. Conseguir isto não é fácil – Johan deu sorte (ou até planejou) ao conseguir que sua “péssima” campanha virasse notícia. Muitos não gostariam de se expor (arriscar) tanto.

Na vida poucas coisas saem como o planejado. Se você tem uma idéia que parece arriscada e carrega uma certa dose de originalidade, capaz de fazer com que pelo menos uma pessoa se anime para comentar com a outra, acredite e vá em frente. E se ela der errado, torça e se esforce para encontrar o caminho para dar a volta por cima.

A história dos diamantes desprezados pode ser conferida em maiores detalhes em português na BBC e em inglês na Ananova. [Webinsider].
 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home