Gravar filme no cinema vira crime na Califórnia

SÃO PAULO - Califórnia e Ohio são os mais novos estados americanos a criarem leis que transformam em crime a gravação de filmes por filmadoras, câmeras digitais ou celulares durante sua exibição nos cinemas.

A idéia é impedir que os filmes vazem para a internet. Segundo a BBC, já existem leis semelhantes em Michigan, Wisconsin e na Pensilvânia. Em Ohio, quem desobedecer pode pegar seis meses de reclusão e levar uma multa de mil dólares; já em Michigan as penas são bem mais pesadas: cinco anos de prisão e multa de 250 mil dólares.

A MPAA, que reúne os principais estúdios e distribuidores de Hollywood, disse que a cópia não autorizada dos filmes custa 3,5 bilhões de dólares anuais à indústria. A associação pretende agora fazer seu lobby junto a outros 12 estados americanos para obter novas leis estaduais sobre o assunto. Por outro lado, uma pesquisa divulgada em dezembro pela AT&T mostrou que 75% dos filmes vazaram na web pelas mãos de pessoas ligadas à indústria ou dos funcionários dos cinemas, que gravam a partir das salas de projeção.

Os infratores, diz a BBC, serão denunciados pelos próprios cinemas à polícia, que pretende realizar prisões em flagrante quando for possível.

Renata Mesquita, do Plantão INFO

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home