Vírus se auto-envia a cada cinco minutos pelo MSN Messenger

da Folha Online

O novo vírus W32/Jitux.A ataca computadores ligados à rede do MSN Messenger, software de mensagens instantâneas da Microsoft. A praga chega pelo aplicativo de bate-papo através do link para uma página na internet. Uma vez executado, o Jitux instala o arquivo Jituxramon.exe, que se encarrega de espalhar a praga a cada cinco minutos através de mensagens para todos os contatos do MSN Messenger.

De acordo com a empresa de antivírus Panda Software, o vírus não tem efeitos destrutivos nem altera as configurações do sistema. A praga é escrita em Visual Basic e roda no Windows 95, 98, Me, NT, 2000 e XP.

Mensagens instantâneas

O Jitux.A não é o primeiro vírus escrito especificamente para se disseminar por redes de programas de mensagens instantâneas.

Especialistas em segurança há algum tempo alertam que as redes de comunicação instantânea serão o principal alvo dos criadores de vírus, principalmente por causa de sua crescente popularidade entre os internautas.

Um relatório divulgado recentemente pela Symantec indica que 19 dos 50 vírus mais ativos durante o primeiro semestre de 2003 tinham como alvo as tecnologias de mensagens instantâneas e redes P2P (peer-to-peer) --usadas para a troca e compartilhamento de arquivos. O número é 400% superior ao registrado no mesmo período de 2002.

Com agências internacionais

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home