Escute as músicas da boca em sites

ANA PAULA DE OLIVEIRA
da Folha de S.Paulo

Emitir sons pela boca pode parecer simples, já que se trata de um processo natural da aprendizagem do ser humano. O difícil, porém, é fazê-lo com classe. Para dar o primeiro passo na incursão dos estilos conhecidos como doo-wop, be bop, scat singing e vocalise, o internauta pode começar com um dos mais influentes cantores do gênero: o americano Louis Armstrong (1901-1971).

O site www.pbs.org/jazz/kids/nowthen/louis explica como Armstrong popularizou o scat singing, técnica que faz da voz um instrumento musical, substituindo as palavras da canção por fonemas como "bá-badá-badá-bá-bá-bum". Ouça músicas do cantor e trompetista no site oficial www.satchmo.net.

Leia definição do scat singing em www.wikipedia.org/wiki/Scat_singing e em www.hyperdictionary.com/dictionary/scat+singing, ambos em inglês.

A vida e a discografia de Ella Fitzgerald (1917-1996), a grande dama das técnicas vocais, estão em www.ellafitzgerald.com.

Para saber mais sobre Ben Harney (1872-1938) e ouvir suas improvisações musicais, vá a home.earthlink.net/~ephemeralist/harney.

Confira o som e a história dos Swingle Singers em www.swinglesingers.com.

Outro estilo de harmonias vocais é o doo-wop. Veja quem são seus principais representantes, como Buddy Bailey of The Clovers, Eugene Church e Richard Berry, em Doo-wop Society (www.electricearl.com/dws).

Ouça músicas do estilo em www.destinationdoowop.com e compre discos na loja virtual especializada no gênero www.doowopshoobop.com.

Chubiduba nacional

No Brasil, com sua versão de "Tutti Frutti", Raul Seixas (1945-1989) já disseminava o "uah-bap-lu-bap-lah-béin-bum", harmonia vocal que deu nome ao seu 20º disco. Ouça a música em www.raulseixas.com.br.

Os Barbatuques, diferentemente dos grupos de técnicas vocais, usam o som do corpo para compor suas harmonias, gênero chamado de percussão corporal. Saiba mais sobre a história da trupe em www.barbatuques.com.br.

Assim como o grupo brasileiro, o The House Jacks também faz som com o próprio corpo. Saiba mais sobre o grupo americano em www.housejacks.com.

O grupo brasileiro Vocalise (www.vocalise.hpg.ig.com.br) é adepto da técnica vocalise, que é o exercício vocal de cantar sobre uma vogal uma série de notas.

Os pioneiros do gênero, contudo, foram Jon Hendricks (www.JonHendricks.com) e Annie Ross (www.bbc.co.uk/radio3/jazz/jazzlibrary/twisted2).

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home