Internet avança em Bagdá apesar de bagunça

Nasier Kattan, um empresário de Bagdá, simplesmente não consegue ligar para casa do Botan Cafe, do qual é sócio. As linhas telefônicas se recusam a funcionar. Por isso, quando quer falar com a mulher, envia um email via satélite para o Reino Unido, e de lá a mensagem volta para Bagdá. "Minha casa fica a três quilômetros do café, mas não consigo falar com ela. Uso o email para avisar minha mulher de que vou me atrasar", disse o empresário no Botan, um cibercafé inaugurado este mês.

O sistema telefônico local de Bagdá está uma bagunça, com apenas metade das linhas funcionando e as ligações internacionais cortadas há mais de três meses, desde a ocupação militar norte-americana. Mas a Internet vem prosperando. Desde que tropas lideradas pelos Estados Unidos derrubaram o presidente iraquiano Saddam Hussein, em abril, dezenas de cibercafés foram abertos em Bagdá, e há outros a caminho. Os proprietários dos café se conectam via satélite, na ausência de linhas fixas operacionais.

"Essa loja era um café que servia comida - sanduíches, pizza, peixe e batatas fritas. Isso antes da guerra", disse Kattan, exibindo um cardápio amarelo brilhante com uma foto de um hambúrguer na capa. "Depois da guerra, ninguém mais podia nos impedir de abrir um cibercafé." A Internet não era inteiramente proibida, sob o regime de Saddam, mas os fregueses dizem que na prática não era possível usá-la. O email era vigiado, muitos sites da Web sobre o Iraque eram bloqueados e as salas de bate-papo eram proibidas.

O acesso doméstico à Internet era praticamente impossível de obter até alguns meses atrás, quando as regras foram relaxadas ligeiramente. A maior parte dos cibercafés eram administrados pelo Estado. "Adoro isso. Temos acesso a tudo. Podemos conversar online e não há restrições", disse o tradutor Ahmed Jaf enquanto navegava pela Web no Botan.

Faixas espalhadas pela capital iraquiana divulgam cibercafés onde por 2 dólares a hora ou menos os clientes podem navegar pela rede, enviar email, trocar mensagens instantâneas ou entrar em salas de bate-papo e falar ao microfone com amigos no exterior.

 Reuters

 

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home