Empresários dizem que Web aumenta rendimentos

Mais de 50% dos empresários latino-americanos acreditam que a Internet aumenta a produtividade de suas companhias. Essa informação foi constatada em uma pesquisa divulgada hoje pela multinacional tecnológica Cisco Systems, na qual foram entrevistados 500 executivos de empresas locais, excluindo os de filiais de empresas multinacionais, uma vez que suas decisões obedecem a critérios corporativos globais, segundo a empresa.

Conforme o estudo "Atitudes dos empresários latino-americanos a respeito da internet", encomendado à Kaagan Research Associates, 40% dos entrevistados disseram que fariam investimentos em tecnologia da informação para se manterem à frente de seus concorrentes.

Para 30%, esses investimentos são necessários para o desenvolvimento de novas tecnologias e serviços. Outros 22% pretendem recuperar o espaço perdido em anos anteriores, ao passo que 14% afirmaram que podem viabilizar esse aporte nesta área "devido a um melhor clima econômico".

A probabilidade de serem feitos investimentos significativos em tecnologia da informação nos próximos dois anos é especialmente evidente no Brasil (71%), país que aparece à frente de México (50%), Colômbia e Peru (48%) e Argentina e Chile (39%), indica o estudo realizado nesses países.

"Os empresários da região consideram a Internet uma ferramenta estratégica que melhorou de maneira importante sua produtividade e que continuará melhorando no futuro", disse Keith Goodwin, presidente da divisão da Cisco Systems Americas International (América Latina e Canadá) em um comunicado.

O executivo acrescentou que "os investimentos em tecnologia da informação são essenciais para tirar a América Latina da recessão e fazer com que a região seja mais competitiva em nível global".

Goodwin acrescentou que a pesquisa, realizada entre abril e junho do 2003, por meio de entrevistas por telefone, reflete a importância crescente que os empresários latino-americanos atribuem à Internet como meio de aumentar a produtividade de seus negócios.

Isto é especialmente evidente no Brasil e no México, onde 53% e 50% dos entrevistados, respectivamente, responderam que a Internet melhorou de maneira significativa a produtividade de sua companhia. A porcentagem nos demais países oscila entre 45%, na Colômbia e no Peru, e 33%, na Argentina e no Chile.

Além disso, o estudo mostrou que uma em cada três empresas tem serviços e produtos (pedidos on line, atendimento ao cliente, administração da rede de fornecedores e e-learning) baseados na Internet.

Mais da metade dos empresários que participaram da pesquisa acredita também que, nos próximos cinco anos, estes produtos e serviços gerarão mais de 20% dos novos lucros. Para 24% dos entrevistados, por sua vez, esse valor deverá estar entre 11% e 20%. Já para 19% dos que responderam às perguntas, a cifra deverá oscilar entre 5% e 10%, enquanto para 2% dos participantes da pesquisa, esse número será menor que 5%.

 
Agência EFE

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home