Marca-passo para o cérebro pode combater depressão


A Cyberonics divulgou hoje um estudo que mostra que um aparelho que usa impulsos elétricos para estimular o cérebro é eficaz no combate à depressão.

A empresa afirmou que os pacientes com depressão aguda e crônica resistente a outras formas de tratamento que usaram o aparelho, chamado Estimulador do Nervo Vago (VNS, na sigla em inglês), demonstraram uma melhora de estado considerada "altamente significativa estatisticamente" depois de um ano de tratamento.

A companhia de Houston espera pedir autorização para o uso do aparelho em pacientes à Administração de Alimentos e Drogas dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) até o final de outubro.

O VNS é um aparelho que pode ser comparado a um marca-passo do tamanho de um cronômetro. Ele é implantado no paciente e atualmente já é usado em epiléticos que não respondem ao tratamento com remédios.

A Cyberonics, que previu ganhos de cerca de US$ 11,4 milhões para 2005 e 2006, disse que, caso o aparelho seja aprovado, seu lucros anuais dispararão para além dos US$ 360 milhões até 2010.

A eficácia do aparelho é um mistério para os cientistas, mas acredita-se que o estímulo elétrico altere os neurotransmissores que carregam mensagens pelas sinapses entre as células nervosas.

Reuters

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home