Desenvolvida cadeira de rodas guiada pela mente


Cientistas suíços e espanhóis estão desenvolvendo uma cadeira de rodas controlada pela mente, que um dia poderá dar mais independência a pacientes com paralisias. O sistema utilizará eletrodos embutidos em um capacete usado pelos pacientes para transmitir mensagens do cérebro para um computador, que as passará para a cadeira através de uma ligação sem fios.

"Testes anteriores usando um robô indicaram que com apenas dois dias de treinamento é fácil controlar o robô com a mente humana, como é manualmente", informou a revista New Scientist ontem.

O sistema foi desenvolvido por Jose Millan do Instituto de Inteligência Artificial Perceptiva Dalle Molle, na Suíça, cientistas do Instituto de Tecnologia Federal Suíço, em Lausanne, e pelo Centro de Pesquisa para Engenharia Biomédica, em Barcelona.

Os cientistas estão testando o sistema com robô simples em cadeira de rodas utilizando os comando esquerda, direita e em frente. Também inclui um sistema inteligente para garantir que o robô não bata em alguma coisa. "A equipe está agora tentando aumentar o número de estados mentais que o sistema pode reconhecer", acrescentou a revista.

Se tudo correr bem, Millan acredita que será o primeiro sistema controlado pela mente capaz de operar algo tão complicado como uma cadeira de rodas.

Reuters

 

Arquivo de Notícias>> clic

mais noticias... clic

 


e-mail

Copyright© 1996/2003 Netmarket  Internet -  Todos os direitos reservados
Melhor visualizada em 800x600 4.0 IE ou superior

Home