Supercomputador preverá clima nas Olimpíadas

SÃO PAULO - Os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, terão previsão do tempo e controle de qualidade do ar feitos por um supercomputador de 9,8 teraflops.

O governo chinês acaba de comprar um IBM System p575, que ficará no Centro Meteorológico de Pequim. O sistema vai cobrir uma área de 44 mil quilômetros quadrados para informar, de hora em hora, as condições de tempo e qualidade do ar nesse perímetro.

A máquina, que utiliza microprocessadores da linha Power 5+, tem 80 nós. A capacidade de processamento de 9,8 teraflops equivale a trilhões de operações por segundo. De acordo com a IBM, a sua configuração inicial coloca o System p575 entre os dez computadores mais rápidos da China. O valor do investimento não foi divulgado.

Atualmente, o Blue Gene/L, também da IBM, ocupa o cargo de supercomputador mais veloz do mundo com uma capacidade de processamento de 280 teraflops. No entanto, a empresa americana anunciou para o final do ano a chegada do Blue Gene/P, que será capaz de processar até 3 petaflops de informações em momentos de pico.

Bruno Ferrari, da INFO

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2007 -  ANO11 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home