Máquinas podem ficar mais inteligentes que humanos

No centro de um buraco negro existe um ponto chamado 'singularidade' onde as leis da física não fazem sentido. De forma parecida, de acordo com futuistas, a tecnologia da informação está chegando ao ponto onde máquinas serão mais inteligentes que humanos.

Se tal fato acontecer, haverá uma alteração do que é inconcebível em termos humanos, disseram os especialistas, que fizeram um encontro no último sábado.

O encontro, chamado 'The Singularity Summit: AI and the Future of Humanity', levou centenas de cientistas ao Vale do Silício, nos Estados Unidos. Lá foram imaginados computadores autoprogramáveis e implantes cerebrais que permitiriam a humanos pensar tão rápido quanto os microprocessadores atuais.

Pesquisadores de inteligência artificial alertaram que agora é a hora de desenvolver guias éticos para garantir que tais avanços ajudem ao contrario de fazer mal. "O nosso mundo não será mais o mesmo", disse Rodney Brooks, professor de robótica no MIT. Quanto aos computadores, "quem somos nós e quem são eles será uma questão completamente diferente", completa.

Eliezer Yudkowsky, co-fundador do Instituto de Singularidade de Inteligência Artificial, em Palo Alto, e organizador do evento, pesquisa o desenvolvimento da chamada 'inteligência artificial amigável'. Seu grande medo é que inventores brilhantes criem uma inteligência artificial que se desenvolva sozinha mas que não tenha moral e se torne má.

Ray Kurzweil, empresário do ramo, escreveu em seu livro 'A Singularidade Está Próxima' que a máquina se tornará mais inteligente que o homem em 2029.

Com avanços na biotecnologia e tecnologia da informação, dizem os especialistas que não existe razão científica para que o cérebro humano não consiga aumentar sua velocidade um milhão de vezes.

Alguns críticos fazem graça dos singularista por causa de sua obsessão com 'tecnosalvação' e o 'tecno-holocausto', chamando tudo de 'nerdocalipse'. Outros dizem ser irresponsável ignorar a possibilidade de acontecer.

AP

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2007 -  ANO11 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home