Pesquisadores criam software que entende piadas

da France Presse, em Paris

Especialistas em inteligência artificial criaram um programa de computador que consegue entender piadas simples. O projeto é um passo importante para fazer os computadores parecerem mais "amigáveis" aos humanos, informou a semanal "New Scientist".

Tentativas anteriores de fazer máquinas entenderem o humor fracassaram pois o que é engraçado para os humanos é subjetivo e complexo -- e terrivelmente difícil de ser programado.

Mas, segundo a "New Scientist", Julia Taylor e Lawrence Mazlack, da universidade de Cincinnati, em Ohio (EUA), construíram um protótipo de software detector de piadas.

Eles começaram carregando o programa de uma base de dados de palavras, extraídas de um dicionário infantil, para manter tudo muito simples. Depois, estocaram exemplos de como a mesma palavra pode ter significados diferentes dependendo do contexto.

Quando é apresentada a um texto, o programa usa o conhecimento para trabalhar como as novas palavras podem se relacionar umas com as outras, e o que elas provavelmente significam.

Se ele não encontra uma palavra que se encaixa no contexto, ele pesquisa um guia de pronúncia digital para palavras com som semelhante.

E se alguma dessas palavras se encaixa melhor no restante da frase, o texto é computado como uma piada.

Por enquanto, o robô-piada entende apenas trocadilhos e falha quando se depara com um humor mais complexo. Mas os pesquisadores esperam adicionar um toque de graça aos robôs que, em um futuro próximo, devem se tornar ajudantes ou acompanhantes dos humanos.

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2007 -  ANO11 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home