Responda o teste e saiba como aperfeiçoar seu potencial criativo

da Folha Online

Profissionais que pensam de modo criativo são valorizados e se destacam no mercado de trabalho. O volume "Como Desenvolver a Criatividade", da "Série Sucesso Profissional", da Publifolha, auxilia na compreensão do processo de geração de idéias e de seus benefícios para o envolvimento das equipes.

O guia ajuda na construção de técnicas que estimulam o pensamento criativo para o leitor e toda a sua equipe. Entenda como surgem as idéias e faça um teste, confira alguns trechos do livro:

Compreensão da criatividade
O pensamento criativo permite encontrar caminhos para lidar com os desafios e identificar oportunidades. Ser a pessoa criativa contribui para o sucesso em todos os aspectos da vida.

O que é criatividade?
Criatividade é o processo de desafiar as idéias estabelecidas e os procedimentos habituais a fim de encontrar soluções novas. É importante ter consciência dos obstáculos e não perder de vista os benefícios que podem decorrer de uma abordagem original.

Todas as pessoas podem pensar de maneira criativa

Lembre-se
- A abordagem tradicional para a solução de problemas se baseia na lógica e na tentativa e erro.
- Para modificar nosso padrão de comportamento, basta abordar as questões de ângulos novos.
- Pensar de modo criativo exige o abandono de certezas e crenças solidificadas.
- A criatividade nem sempre resulta em soluções melhores, mas ajuda a gerar mais idéias e propicia novos pontos de vista.

O que é ser criativo?
Uma pessoa criativa consegue ver as idéias ou questões em um contexto diferente, seja por identificar as potenciais possibilidades que existem em novas soluções, seja por conectar idéias dispersas para criar algo completamente novo. Todas as pessoas podem ser criativas, mas temos a tendência cultural a reproduzir o mesmo modo de fazer as coisas. Em vez de considerar os problemas como oportunidades para trilhar caminhos inexplorados, nós os tratamos como obstáculos a ser removidos. Quem pensa de modo criativo enxerga o mundo de outra forma.

Pensamento criativo
Algumas pessoas são naturalmente criativas, mas a maioria aceita as coisas como elas são. Para muitos, uma garrafa plástica serve apenas para embalar uma bebida. Já os mais criativos, porém, vêem nela um vaso de flor ou um funil. Todo pensamento criativo parte do questionamento. Será que os objetos se destinam apenas ao fim que conhecemos ou nós limitamos seu uso?

Sem medo de ousar
Todas as pessoas recorrem à criatividade natural para solucionar problemas cotidianos, como escapar da chuva, mas essa "lógica" pode ser adotada em outros contextos.

Vantagens do pensamento criativo
As pessoas criativas sempre ofereceram soluções novas para problemas do dia-a-dia, e essa capacidade desempenhou um papel essencial na sobrevivência e no bem-estar da espécie humana. Sob o aspecto social, a criatividade coletiva permite aperfeiçoar as condições de vida. Nas empresas, é a qualidade que garante manter a eficiência em um mundo em transformação. Na vida pessoal, ser criativo permite lidar melhor com rotinas e tarefas menos apreciadas.

Mude os padrões de pensamento habituais
As mudanças começam com o questionamento

Uso da criatividade
Preste atenção a um objeto de uso cotidiano, como um clipe. Se para você ele tiver a finalidade única de reunir papéis, sua resposta é "tradicional". Quem olha para o acessório e vê nele um pedaço de arame está pensando de modo mais criativo. A partir desse ponto de vista, outras finalidades começarão a surgir: arame para condução de energia em um circuito elétrico, objeto para fazer marcações ou prender uma caixa. Exercite esse olhar com todas as coisas.

O que você vê?
Ao observar um objeto do cotidiano, como o clipe, procure identificar um uso diferente.

Você é criativo?
Descubra qual lado do cérebro influencia mais a sua forma de pensar: o lógico hemisfério esquerdo ou o intuitivo lado direito. Para cada uma das frases abaixo, responda se concorda ou não. Lembre-se de que a honestidade é fundamental para chegar a um panorama válido. Em seguida, confira no quadro de análise dos resultados o que pode ser feito para aperfeiçoar seu potencial criativo.

OPÇÕES:
A Concordo
B Discordo

1- Antes de uma reunião com um cliente novo, eu me informo ao máximo.
2- Gosto dos desafios que acompanham as novas oportunidades.
3- Sinto-me mais seguro quando tenho tempo para organizar minhas tarefas.
4- Em geral, uso uma abordagem lógica para solucionar problemas.
5- Não gosto de tomar decisões sem conhecer todos os dados.
6- Gosto de visitar novos lugares e aproveitar as chances de descoberta.
7- Costumo me sair melhor quando trabalho com idéias.
8- Acredito que podemos aprender a evitar que os erros se repitam.
9- Aprendi a confiar nos instintos e a ouvir minha intuição.
10- Quando vou fazer compras, costumo levar uma lista.
11- Prefiro que as pessoas apresentem suas idéias de maneira formal.
12- Eu me sinto mais feliz quando posso decidir o que fazer.

Compare os resultados abaixo para identificar o lado do cérebro que tende a predominar no seu modo de agir:
1- A=esq., B=dir. 2- A=dir., B=esq.
3- A=esq., B=dir. 4- A=esq., B=dir.
5- A=esq., B=dir. 6- A=dir., B=esq.
7- A=dir., B=esq. 8- A=esq., B=dir.
9- A=dir., B=esq. 10- A=esq., B=dir.
11- A=esq., B=dir. 12- A=dir., B=esq.

Se a maioria das respostas foi "esquerda", você costuma agir com mais influência desse hemisfério cerebral. O pensamento lógico tende a predominar e você precisa investir na sua capacidade criativa. Uma pontuação equilibrada revela uma boa combinação das duas partes. Quem discordou da maioria das proposições, é naturalmente mais criativo. Mas vale lembrar: sempre é possível melhorar.

Acompanhe as notícias em seu celular: digite o endereço wap.folha.com.br

"Como Desenvolver a Criatividade"
Autor: George P. Boulden
Editora: Publifolha
Páginas: 72
Quanto: R$ 19,90
Onde comprar: Nas principais livrarias, pelo telefone 0800-140090 ou pelo
site da Publifolha

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2007 -  ANO11 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home