Portais incrementam serviços de imagens para internauta

Juliano Barreto
da Folha de S.Paulo

Na guerra nada fria travada por MSN, Yahoo! e Google, a mais recente batalha acontece no campo das imagens. Os três portais mostraram, na última semana, serviços que facilitam a vida de quem lida com fotos na internet.

O Yahoo! usou a popularidade do portal de fotos Flickr para turbinar seu buscador. As imagens publicadas nos álbuns virtuais passaram a ser exibidas nos resultados das pesquisas feitas no Yahoo!. A mudança coloca holofotes sobre milhões de fotos de boa qualidade --o Flickr é um dos serviços preferidos por fotógrafos profissionais na internet e recebe, em média, mais de 3.000 fotos por minuto.

Trocando figurinhas

A aposta da Microsoft é no compartilhamento das imagens com a ajuda de um misto de programa e de site chamado Windows Live Photo Gallery (gallery.live.com). No serviço lançado em caráter experimental (beta), os usuários poderão fazer ajustes na imagens e enviá-las para amigos que também tenham contas ou blogs no site da Microsoft. O site armazena até 500 Mbytes de arquivos.

Os recursos do Live Photo Gallery ampliarão o programa de edição e organização de fotos nativo do Vista, o Photo Gallery --Galeria de Fotos, na versão em português. A principal vantagem do serviço on-line será a opção Live Folders, que pretende fazer o papel de pasta virtual, colocando álbuns organizados no PC direto na internet.

Mapa e telinha
O Picasa (
picasaweb.google.com) trouxe uma versão para celulares, que exibe os álbuns publicados na internet com formatação especial para as telinhas dos telefones.

Outra novidade do serviço do Google foi incluir a localização geográfica das fotos. Agora é possível informar para o sistema em que local os retratos foram feitos e, mais tarde, usar essa informação para localizá-los. O recurso já estava disponível no Flickr.

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2007 -  ANO11 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home