Domínio chinês ".cn" já é o terceiro mais popular do mundo

da Efe, em Pequim

O domínio de primeiro nível ".cn", que identifica sites chineses na internet, já é o terceiro mais usado do mundo, superado só pelo da Alemanha (".de") e do Reino Unido (".uk"), informou nesta segunda-feira a imprensa da China.

Segundo números do final do mês de maio, na China há 5,3 milhões de páginas web com o domínio ".cn", cinco vezes mais que no final de 2005.

Naquele ano, o domínio chinês ocupava o sexto lugar mundial. Em 2004, era o 13º. Isso mostra o rápido crescimento de seu uso no país, que reúne a segunda maior comunidade de internautas do planeta (mais de 140 milhões).

A China promoveu o uso de seu domínio nacional através de uma campanha na qual só cobra um iuane (US$ 0,12) pela aquisição.

A campanha fez tanto sucesso que Pequim decidiu prorrogar a promoção por vários meses, até 31 de dezembro deste ano, informou o jornal "Beijing Times".

O Centro Nacional de Informação na Internet da China, que regula a rede no país --e censura milhares de páginas--, destacou que 80% das grandes empresas nacionais já têm o domínio ".cn", assim como 97% das páginas dos governos provinciais e locais.

A China apresenta a peculiaridade de ter subdomínios escritos em chinês mandarim, idioma que se transformou há muito tempo em um dos mais usados na rede, junto com o inglês e o japonês.

 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2007 -  ANO11 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home