Aparelho israelense para cães ajuda a afastar invasores


da Folha Online
com Reuters , em Israel

Uma empresa israelense criou um sistema de segurança que promete uma tecnologia que interpreta latidos de cães com a finalidade de saber se o animal estaria respondendo a uma ameaça --como a invasão de uma residência, por exemplo.

"Existe uma subutilização das capacidades de alerta de cães de guarda", disse a fabricante Bio-Sense Technologies, com sede na cidade israelense de Petah Tikva, em seu site na internet.
A empresa quer aproveitar a visão noturna desses animais, além do olfato e audição, bastante superiores à dos humanos. Com o auxílio de computadores para analisar 350 latidos, a companhia descobriu que cães de todas as raças latiam o mesmo alarme diante de alguma ameaça.

Assim, após os "latidos de alarme", dezenas de sensores ao redor das instalações captam o aviso e comunicam operadores em uma sala de controle.

O "Doguard" já está em funcionamento na prisão de alta segurança de Eshel, em bases militares israelenses, em reservatórios de água, fazendas, garagens e assentamentos judeus na Cisjordânia.

A prisão de Eshel instalou o sistema no ano passado para melhorar a rede de cercas eletrônicas, disse o policial Bazov Moris à Reuters. Agora, Rex, um Staffordshire Terrier, Emmy, uma Caanan branca, e outros 27 cachorros que protegem a prisão acompanhados por sensores para alertar aos guardas sobre qualquer tentativa de fuga da prisão.

O leitor de latidos caninos é apenas uma de várias inovações nos sistemas de segurança que surgiram em Israel, considerada pela revista empresarial "Forbes", em dezembro, como "o país para ir em busca de tecnologia anti-terrorismo".
 

Arquivo noticias>> clic

mais noticias do mês... clic

      


E-mail

Copyright© 1996/2007 -  ANO11 -  Netmarket  Internet  Brasil -   Todos os direitos reservados

Home